Pages

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água

    Para marcar o Dia Mundial da Água, convide as crianças a aprenderem a música "De Gotinha em Gotinha", composição de Sandra Peres e Zé Tatit do Palavra Cantada. A letra simples e atraente empolga as crianças, e se puder, mostre o clipe que está disponível no DVD Vem Dançar Com a Gente.
     Assista ao vídeo: De Gotinha em Gotinha 
    Ainda a linda música "A Grande História da Água", composição de Sandra Peres, Paulo Tatit e Luiz Tatit, excelente para a apresentação de um coral: A Grande História da Água.
    

quarta-feira, 20 de março de 2013

Segue o Ritmo

  O Segue o Ritmo de hoje apresenta o conjunto pernambucano Comadre Fulozinha, formado por mulheres que interpretam canções influenciadas pelas cantigas e ritmos da região do Nordeste.
 As músicas sempre dançantes, remetem a uma mistura deliciosa de coco, baião e ciranda, caracterizada por instrumentos como bombo, zabumba, congas, djembê, ilú, saxofone, cavaquinho, violão e rabeca, o que e dá ao conjunto uma personalidade única.

     O grupo lançou seu primeiro disco em 1999 e até hoje somam três álbuns, além de participarem de gravações de outros artistas da região.

  O ritmo que vamos seguir hoje, é Chumbo de Vidro, canção que faz parte do CD Tocar na Banda.
   O CD traz ainda faixas encantadoras como Amaralina e Tocar na Banda, vale a pena apreciar.
     Segue o Ritmo: 

Figura Musical: Iramar Rodrigues


A Figura Musical de hoje é o professor Iramar Rodrigues.

Iramar Rodrigues cursou música no Conservatório Musical de Uberlândia e na Faculdade de Artes da Universidade de Uberlândia, onde foi Professor durante alguns anos. Seguiu sua formação no Instituto Inter-americano de Educação da Universidade do Chile onde se tornou especialista em Educação Musical.
Foi professor na Universidade Federal de Goiás - Instituto de Artes e Faculdade de Educação como professor de Didática e Pedagogia da Música.
Atualmente é professor de Rítmica - Solfejo - Improvisação e Pedagogia do solfejo, cargos que ocupa desde 1975, por concurso no Instituto Dalcroze, Genebra – Suíça.
É também professor de Iniciação Musical Método Willems no Conservatório Popular de Música de Genebra e Pedagogia da Rítmica na escola de formação de professores de educação pré - primaria.
Desde 1974 quando obteve a Licenciatura do Método Dalcroze no Instituto Dalcroze de Genebra, ministra Curso de Rítmica, Pedagogia e Solfejo em vários países da Europa e da América Latina, como representante do Método Dalcroze.
Tem participado de diversos congressos de Rítmica e Educação musical nos mais diferentes países. Atualmente é vice diretor da FIER - Federação Internacional de Professores de Rítmica - que conta com a representação de 22 países.
Assista a uma interessante conversa sobre música na escola onde ele participa.

A Música na Escola - Com Iramar Rodrigues



Vamos treinar a percepção?

      Caso você tenha acesso ao laboratório de informática na sua escola, leve os alunos a uma divertida aula que ajudará no estímulo à percepção sonora.
     No Kids Rock há uma banda com cinco músicos, onde a criança pode alternar quantos instrumentos tocam ao mesmo tempo. Mesmo em inglês, não é difícil, basta clicar no vermelho para parar o som, e no verde para tocar. Sugira às crianças diferentes formações.
      No Music Memory a criança tem que memorizar a sequência de sons, esse já é para crianças maiores e que já conheçam a escala musical, e o ideal é que já se tenha trabalhado a percepção em aula.
Music Memory.
     O Musical Notes também é para crianças maiores, que já tenham noção de notação musical tradicional e que conheçam o teclado musical, é excelente para praticar a localização das notas.
Musical Notes.
     

Início do blog

Bem-vindos à Música na Escola, um lugar onde há encontro de idéias pertinentes ao ensino de música no ambiente escolar.

terça-feira, 19 de março de 2013

Savana Musical

Que tal se divertir com a Savana Musical?
Clique aqui e monte um coral com animais de diferentes timbres.
http://pbskids.org/mamamirabelle/savannasymphony.html

O que vou ensinar?

     Um assunto recorrente entre os professores de música que vão iniciar um trabalho em uma escola onde ainda não existia ensino de música, é o que fazer nas primeiras aulas, e as dúvidas ainda são maiores quando   é preciso entregar o bom e velho planejamento à pedagoga da escola, e é aí que é necessário estar em dia com sua convicção sobre a sua função nesse novo ambiente. Comumente em escolas onde o ensino de música está começando ou esteve parado por um longo período, as pedagogas têm dificuldade de entender o que de fato o professor de música irá ensinar, e muitas vezes confunde a aula de música com ensinamento de músicas para serem cantadas na hora da entrada, hora do lanche e hora do silêncio, além de acreditar que as aulas  estão voltadas para montagem de pequenos espetáculos em datas especiais, nesses casos, cabe ao professor deixar claro que a aula de música está ali para proporcionar aos alunos uma vivência prática da música e compreensão de suas propriedades.
     Existe um parâmetro nacional que pode ser encontrado aqui: PCN Artes. Este se refere ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), mas tais parâmetros são alvos constantes de críticas em artigo relacionados.
    Há cidades em que a secretaria de educação prepara sua própria matriz curricular, nesses casos é ideal que o professor o conheça e possa apresentar na escola. Ainda assim, o professor deve estar aberto a modificações, uma vez que em muitos lugares ele irá se deparar apenas com salas de aula cheia de mesas e cadeiras, um quadro e alunos sedentos pela aula de música.
    Ainda é ideal que o professor trace metas para si naquela determinada escola.
   Sobre o que fazer em sala de aula, vou deixar a sugestão do conteúdo que pode ser trabalhado com os alunos, esse documento foi desenvolvido pela Drª Cecília Cavalieiri e pode ser encontrado aqui:  Matriz Curricular Experimental
        Conte sobre sua experiência.