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terça-feira, 19 de março de 2013

O que vou ensinar?

     Um assunto recorrente entre os professores de música que vão iniciar um trabalho em uma escola onde ainda não existia ensino de música, é o que fazer nas primeiras aulas, e as dúvidas ainda são maiores quando   é preciso entregar o bom e velho planejamento à pedagoga da escola, e é aí que é necessário estar em dia com sua convicção sobre a sua função nesse novo ambiente. Comumente em escolas onde o ensino de música está começando ou esteve parado por um longo período, as pedagogas têm dificuldade de entender o que de fato o professor de música irá ensinar, e muitas vezes confunde a aula de música com ensinamento de músicas para serem cantadas na hora da entrada, hora do lanche e hora do silêncio, além de acreditar que as aulas  estão voltadas para montagem de pequenos espetáculos em datas especiais, nesses casos, cabe ao professor deixar claro que a aula de música está ali para proporcionar aos alunos uma vivência prática da música e compreensão de suas propriedades.
     Existe um parâmetro nacional que pode ser encontrado aqui: PCN Artes. Este se refere ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), mas tais parâmetros são alvos constantes de críticas em artigo relacionados.
    Há cidades em que a secretaria de educação prepara sua própria matriz curricular, nesses casos é ideal que o professor o conheça e possa apresentar na escola. Ainda assim, o professor deve estar aberto a modificações, uma vez que em muitos lugares ele irá se deparar apenas com salas de aula cheia de mesas e cadeiras, um quadro e alunos sedentos pela aula de música.
    Ainda é ideal que o professor trace metas para si naquela determinada escola.
   Sobre o que fazer em sala de aula, vou deixar a sugestão do conteúdo que pode ser trabalhado com os alunos, esse documento foi desenvolvido pela Drª Cecília Cavalieiri e pode ser encontrado aqui:  Matriz Curricular Experimental
        Conte sobre sua experiência.


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